• Suellen Gonçalves

Você sabia que o café possui fibras?



O café é uma mistura química complexa que contém mais de mil compostos diferentes, incluindo carboidratos, lipídios, compostos nitrogenados, vitaminas, minerais, alcalóides e compostos fenólicos, a maioria dos quais pode afetar a saúde humana.


Os grãos de café verde e torrado são ricos em fibras dietéticas e compostos fenólicos que possuem uma capacidade reconhecida de se ligar a outros compostos, como polissacarídeos, fibras alimentares ou proteínas e podem passar para o café fermentado no processo de fermentação.


Os estudos mostram que uma parte significativa da atividade antioxidante está associada as fibras dietéticas e isso sugere que uma fração de polifenóis antioxidantes do café é bioacessível no intestino delgado, onde a parte associada a fibra dietética (30-51%) será bioacessível somente no intestino grosso após fermentação por microflora colônica.


Mesmo existindo muitos estudos relatando sobre a presença de fibra alimentar na bebida de café, as tabelas de composição de alimentos relatam zero teor de fibra alimentar para esta infusão, o que gera a falta desse conhecimento para muitas pessoas.


Mas a partir de agora você já sabe!


Suellen Gonçalves

0 visualização

©2020 por Suellen Gonçalves - Nutrição Integrativa