• Suellen Gonçalves

Tipos de Consulta Nutricional



Consulta ou atendimento nutricional é a forma que o profissional nutricionista pode atender seu paciente para fins de diagnóstico, observação ou acompanhamento nutricional.


Geralmente, a consulta segue um padrão, mas não há uma regra ou obrigatoriedade, fica a critério do profissional adotar o método que acha mais pertinente ou viável de acordo com o local de atendimento, tempo de consulta e tipo de público.


Como a Nutrição tem muitas áreas específicas, alguns profissionais recém formados ou até mesmo nutris que irão mudar de área ficam confusos. Como deve ser então a consulta? A resposta é: depende, você precisa avaliar quem será seu publico, local de atendimento e tempo de consulta.

Em geral as consultas (principalmente em consultório) seguem esse protocolo:


1. Agendamento e marcação da consulta - aqui o nutricionista pode definir antecipadamente com o paciente algumas informações sobre a consulta como a o tipo e duração da consulta, se há retorno, etc. É nesse momento que o profissional mostrará para o paciente como é o seu trabalho. É opcional o uso de questionário pré-consulta.


2. Consulta - nesse momento o nutri pode fazer uso dos instrumentos de avaliação física, clínica, comportamental, bioquímica e antropométrica. Não há um padrão, por exemplo, na nutrição comportamental não há por exemplo, foco nas medidas corporais do paciente e sim no diálogo (aconselhamento nutricional) e aplicação dos métodos subjetivos.


3. Entrega da dieta - há nutris que entregam a dieta na hora, outros entregam depois de 1 semana (quando o paciente é um verdadeiro caso clinico), outros com 24h e alguns trabalham com reeducação alimentar não prescritiva, ou seja, não entregam dietas, mas educam o paciente e estimulam o processo de autonomia alimentar.


4. Retorno - Há nutris que estipulam um retorno para 30/45 dias, há áreas como a comportamental que o retorno precisa ser semanal ou quinzenal. Há nutris que não trabalham com retorno.


Minha dica para os estudantes é: defina sua área de atuação, busque informações com profissionais atuantes, faça cursos de aprimoramento, estude e tenha paciência, com o tempo você irá perceber a melhor forma de atender seus pacientes.


Suellen Gonçalves


4 visualizações

©2020 por Suellen Gonçalves - Nutrição Integrativa