• Suellen Gonçalves

Entendendo os nutrientes - Clorofila



As clorofilas são os pigmentos naturais mais abundantes presentes nas plantas e ocorrem nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais. Estudos em uma grande variedade de plantas caracterizaram que os pigmentos clorofilianos são os mesmos. As diferenças aparentes na cor do vegetal são devidas à presença e distribuição variável de outros pigmentos associados, como os carotenóides, os quais sempre acompanham as clorofilas.


Os metabólitos da clorofila foram historicamente assumidos como não absorvidos no tecido intestinal, mas excretados pela via fecal. Evidências recentes mostraram claramente que vários derivados da clorofila se acumulam no soro humano quando os indivíduos são suplementados com uma dieta rica em clorofilinas e que, a partir de certos níveis, as clorofilas podem desenvolver alguma função no organismo animal. Os estudos in vitro e in vivo sugerem atividade antioxidante e antimutagênica para a clorofila.


De acordo com isso, as investigações mais encorajadoras estão em andamento. A recente descoberta da capacidade de poucos metabólitos da clorofila nos tecidos animais, provavelmente abre uma nova era de pesquisa. Presumivelmente, no futuro, os metabólitos da clorofila não serão mais considerados apenas compostos meramente secundários de uma dieta verde, mas como verdadeiros fitoquímicos.


Enquanto as pesquisas continuam é bom manter uma dieta rica em clorofila! Todos os alimentos de cor verde (como os da foto) são excelentes fontes de Clorofila!


Suellen Gonçalves

©2020 por Suellen Gonçalves - Nutrição Integrativa