• Suellen Gonçalves

Classificando os alimentos

Entenda as diferenças entre os nutrientes




Como muita gente tem dúvidas sobre as fontes dos macronutrientes, então segue uma figura que resume de forma didática a classificação dos alimentos fontes desses nutrientes.

Recapitulando um pouco...

Os alimentos que consumimos são fontes de nutrientes (esse seria o conceito mais básico da alimentação, comemos porque precisamos desses nutrientes para nos manter vivos).

Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que podem ser classificados em: macronutrientes e micronutrientes.

Os macronutrientes são: carboidratos, proteínas e lipídeos (ou gorduras), enquanto os micronutrientes são as vitaminas e os sais minerais. OBS: a água, mesmo não tendo calorias, é considerada como um nutriente também.

Os macronutrientes tem função energética e estrutural, enquanto os micronutrientes não tem função energética (diretamente), apresentando diversas funções biológicas. Por isso dizemos que os polivitamínicos não engordam!

Lembrando que ao consumirmos esses nutrientes através dos alimentos, iremos digerir, absorver e metabolizar seus monômeros (menores unidades). Dos carboidratos, o principal monômero é a glicose, das proteínas, absorvemos e metabolizamos os aminoácidos e das gorduras, os triglicerídeos e em menor unidade os ácidos graxos.

Os alimentos são matrizes complexas, pois possuem muitos nutrientes misturados. E nosso organismo consegue absorver melhor dessa forma do que os nutrientes de forma isolada, que é o caso dos suplementos. Esse é o principal motivo pelo qual os nutricionistas indicam o consumo de comida de verdade ao invés da suplementação como substituta de refeições (com exceção de patologias e condições clinicas especificas).


Suellen Gonçalves

3 visualizações

©2020 por Suellen Gonçalves - Nutrição Integrativa